sexta-feira, julho 22, 2005

Reeditando

Poste publicado originalmente em 01/05/05 no PdUBT. Em azul comentários pós-leitura.

Cópia de mensagem enviada por tio Nuno [em itálico] e replicada por mim na lista enanenes.

Como sei que há vários seguidores do Henrique dos Potes na enanenes, fiz um copy/paste de algo que li num site sobre o 6º livro que está quase a ser publicado.

AaaaaaaaaH!

Vou comentar item por item. Não há risco de haver spoilers porque o novo livro [Harry Potter e O Príncipe Mestiço (br)/Harry Potter and The Half-Blood Prince] inda não foi lançado, cercado que está de todos os cuidados - maiores até que os envelopes com os vencedores do Oscar - mas quem quiser pular sinta-se à vontade. Há spoilers.





O que até agora se sabe sobre o que se passa no novo livro do Harry Potter e confirmado pela autora:

- mais uma personagem irá morrer


Eu tou morta de medo que seja o Prof. Snape, já que ele foi ameaçado na cena em que Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado reúne seus Comensais da Morte no cemitério durante o Torneio Tribruxo em Cálice de Fogo. Também se aposta no próprio Dumbledore, por ser o maior e mais poderoso opositor do Lord das Trevas.

Agora que todo mundo sabe quem morreu e, principalmente, quem matou, meu temor parece vão. Mas ainda quero ver além, não pode ser o que pareceu ser. Muita coisa não ficou clara o bastante para mim. Ou pode ser negação também, vai saber...

-irão surgir mais duas novas personagens. Uma delas chama-se McLagan e a outra Felix Felicis que por acaso é o nome do 14º capítulo deste livro

Será Bichento um animago e não um amasso?? Hm, acho que não... Felix Felicis nada deve ter a ver com o gato. Em todo caso, devem ser personagens relevantes pra história, caus que em todos os livros aparecem personagens novos mas não são anunciados assim, pelo menos pelo que me lembre...

Hohoho... um "personagem" chamado Felix Felicis ;o) E o mais importante dos dois, eu diria. McLagan não é ninguém. Teve sua utilidade na história e some sem rastro.

- Grope, o meio-irmão de Hagrid aparecerá e estará mais controlado neste livro

O que vai ser importante; os gigantes provavelmente estarão do lado de Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado e ter um gigante e meio ao lado de Dumbledore pode contar alguma coisa. Em português br o nome do irmão do Hagrid era Groupe, num era?

A cena em que ele aparece bem no finalzinho foi quase... comovente. Quase caí da cama de tanto rir, também.

- o Mr. Fudge, ministro da Magia será substituído e o mundo mágico estará em guerra

Ótimo. Cornelius Oswaldo Fudge é um pusilânime, um vendido como a gente diz por aqui. Ele foi o responsável por impor a personagem mais odienta e detestável à Hogwarts, Dolores Umbridge. Vá de ré, satanás de saias.
Haviam rumores de que Arthur Weasley seria o novo ministro, mas parece que a autora desmentiu. As apostas agora são de que a avó de Susan Bones seja a nova Ministra [ela é a bruxa justa no julgamento em A Ordem da Fênix].

Amelia Bones morre logo no primeiro capítulo, e o substituto de Fudge é outro pusilânime. Tia Jo parece não ter os políticos [e aqueles que vivem em seus gabinetes no Ministério] em grande conta. Sempre retratados como pessoas muito preocupadas com propaganda e aparências para serem de fato úteis à comunidade.

- Harry contará aos seus amigos mais próximos acerca da profecia

Lição aprendida também na Ordem da Fênix: dividir é multiplicar.

Nesse livro a amizade e a confiança foram exigidos mais do que nos outros.

- Harry terá direito a um pequeno romance neste livro, apesar de Cho Chang não ter nenhum interesse amoroso nele

Cho Chang é coisa do passado. O shipper da vez é com Gina Weasley!! Ou... ah, não pode ser pequeno nem pode ser outra. Harry e Gina são o casal perfeito!

As partes em que Harry percebe que sente alguma coisa por Ginny são tããããão fofas... Eu adorei!

- também saberemos o que aconteceu com Peter Pettigrew

Tomara que vire churrasquinho de rato.

Virou coisa pior. Mwhahuahuahua! Uma breve aparição no segundo capítulo e esqueçamos dele.

- agora que Lucius Malfoy está "ocupado", será a mãe de Draco, Narcissa Malfoy, que aparecerá mais vezes

Eu tenho uma birra com esse nome, Narcisa. Muitos brasileiros devem sentir a mesma coisa... Mas vai ser legal apostar qual atriz britânica vai interpretar a personagem no filme. Tem aquela que fez a Fiona em Quatro Casamentos e Um Funeral, coméra mesmo o nome dela...?

Eu nunca, nunca mesmo, tinha imaginado que ela fosse capaz de sentimentos profundos de amor, proteção e lealdade.

- mais informações sobre a família de Harry, incluindo os seus avós

Paternos [bruxos] ou maternos [trouxas]?? Também seria legal falar mais sobre a tia Petúnia.

Acho que perdi essa parte...

- a profissão dos pais terá uma grande influência na história deste livro e algo extremamente importante sobre Lilian Potter, a mãe de Harry, será revelado

Bão, ambos [Lilian e Tiago (br)/Lily e James] eram aurores, i. é, combatiam os bruxos das trevas, isso a gente sabe. A revelação prometida é aguardada desde O Prisioneiro de Azkaban, quando Remus Lupin diz a Harry que Lílian foi muito importante num momento em que todos o abandonaram.

Menos do que eu esperava.

- saberemos qual a forma do patrono de Snape e o seu maior medo que, pelas palavras da autora, será importante para o enredo

*Ai, ai, Prof. Snape...* O MEU maior medo é que ele termine sozinho [ou morto, conforme item 1]. Eu gostaria de vê-lo envolvido com a Tonks - tem gente que diz que a Tonks vai ficar com o Lupin, mas acho-a perfeita pro Snape.

Hm... perdi essa parte também? Lembro que o Patrono de Tonks apareceu, e os fãs do shipper R/T devem estar contentes com o casal. E de casais tivemos notícias de vários nesse livro: Bill [Gui] e Fleur, Ron e Lavender [Lilá] Brown, Ron e Hermione [quase], Remus e Tonks... além de Ginny e Dean e, enfim!, Ginny e Harry.

- mais factos sobre o nascimento de Voldemort serão revelados e que ajudarão a perceber o porquê de ele ser tão maligno

Ah, bom! Ser abandonado pelo pai não foi tudo, então.

Ah, isso foi legal! Bastante esclarecedor!

- saberemos a razão pela qual Harry e Voldemort não morreram quando este tentou matar Harry quando ainda era bebé.

Ué... não foi porque Lílian deu a sua vida para salvar a de Harry?

Aliás, a respeito disso, uma hipótese foi aventada numa comunidade do Orkut, dizendo que talvez a cicatriz de Harry seja o sétimo dos Horcruxes de Voldemort. Mas isso significaria que, enquanto Harry tiver a cicatriz... Uau.

Neste e no próximo livro, saberemos porque razão Dumbledore confia tanto em Snape, o porquê de Rowling matar Sirius Black no 5º livro, ainda mais sobre a inimizade entre Snape e Sirius e sobre a cicatriz de Harry.

De tudo isso, o que mais me interessa é o segredo de Snape! Tudo o mais é interessante mas tem alguma explicação mínima que seja nos cinco livros anteriores.

Não me convenceu, não me convenceu, não me convenceu. Deve ter algo mais por trás de tudo. Do motivo da confiança e do que aconteceu da página 566 em diante.

E descansem aqueles que acham que os livros do Harry Potter são grandes demais. O 6º livro será mais pequeno que o 5º livro.

Pelo que li em algum lugar, menor que o quinto mas ainda maior que o quarto. E sem figuras, o que continua por impressionar aqueles que dizem que criança não lê - tanto lê como analisa frase por frase, palavra por palavra, em busca de interpretações e pistas.

E agora vou ler as traduções genéricas.